Uma indústria não conseguiria se manter de pé sem as vendas de suas produções e sem os consumidores. Sendo assim, diante de um mercado cada vez mais competitivo e arrebatador, é necessário que haja um diferencial, promovendo alguma característica atrativa para os compradores em potencial. É neste momento que o Market Share entra em ação.
Derivado do inglês, o termo pode significar, em tradução livre, divisão do mercado. De uma maneira geral, ela é definida por meio da participação dos consumidores na empresa. Então, se a participação dos clientes em uma indústria é de 43%, isso significa que o Market Share, por consequência, também é de 43%.
Por que é importante conhecer o percentual?
Poucas pessoas sabem sobre a importância de conhecer o percentual do Market Share da indústria. No entanto, é por meio dele que podemos descobrir mais a respeito do sucesso do negócio, identificando se está aceitável ou se será necessário tomar medidas para ampliar os resultados.
Com o Market Share, uma indústria consegue definir muito bem o seu valor. Consequentemente, os produtos e serviços oferecidos por ela serão mais procurados e a evolução de todo o processo industrial será medido com mais precisão. Ao identificar os erros, é possível encontrar o caminho para a assertividade.
Como aumentar o Market Share da indústria?
Para que a sua indústria possa apresentar os melhores resultados possíveis acerca do Market Share, o ideal é que alguns conselhos sejam assimilados. Confira, abaixo, as 3 principais dicas para conseguir ser mais assertivo na linha de produção e, consequentemente, aumentar a participação dos consumidores.
1. Tenha uma boa política de preços
O preço dos produtos oferecidos por uma determinada indústria, principalmente quando são disseminados para as grandes distribuidoras, deve ser muito bem calculado. Isso fará uma enorme diferença no processo de conquistar o mercado e ultrapassar a concorrência.
Por isso, antes de mais nada, é necessário observar qual a média de valores que estão sendo cobrados pelos concorrentes. Além disso, o posicionamento diante de preços populares e serviços mais sofisticados também precisarão ser avaliados.
2. Expanda o mercado total
Promover uma expansão no mercado total quer dizer que será possível aumentar o número de compradores dentro do mercado, como um todo. Se a indústria possui cerca de 30% de um determinado segmento, dentro de um público de 10.000 clientes, isso significa que venderá para, mais ou menos, 3.000 empresas.
Para que isso possa ser alcançado, é possível apostar na introdução de novos clientes no mercado, ampliar a utilização dos produtos fabricados pela indústria e, também, dar novas opções de uso para esses produtos, tornando o consumo ainda mais atrativo e versátil.
3. Ataque as outras indústrias
Existem algumas maneiras de chegar ao topo e fazer com que a sua indústria tenha um Market Share mais aguçado. Para isso, será necessário “atacar” outras indústrias por meio de estratégias de desafiantes dentro do mercado.
Dentro dessa estratégia, é possível atacar indústrias de porte semelhante, de menor porte e, até mesmo, a líder. Para que dê certo, é necessário se aproveitar das fraquezas apresentadas pelas concorrentes.