Ter um cuidado redobrado com o sistema hidráulico das colheitadeiras é extremamente importante para manter a linha de produção funcionando de maneira adequada. Por isso, o período de manutenção é um dos mais importantes a ser realizado dentro da indústria, mantendo o equilíbrio entre qualidade e quantidade na produtividade.
É por meio do sistema hidráulico que as colheitadeiras conseguem funcionar e dar prosseguimento às atividades solicitadas para ela. Abaixo, confira algumas das principais características deste sistema.
Cuidados necessários com o sistema hidráulico
Existem algumas especificidades que devem ser observadas em relação ao sistema hidráulico. Algumas das principais delas são:
- transmissão eficiente de potência que é fornecida para o equipamento;
- resfriação dos componentes do sistema da colheitadeira;
- lubrificação satisfatória dos componentes internos do maquinário;
- vedação de folgas entre as peças que se movimentam ao longo da utilização.
É importante que todas essas características sejam observadas para garantir às colheitadeiras de soja um bom desempenho, assim evitando a queda na produtividade. Por meio de um sistema hidráulico bem organizado e com a manutenção em dia, suas máquinas poderão se manter em um funcionamento satisfatório, sem trazer prejuízos à demanda solicitada.
Cuidados com a utilização de fluidos hidráulicos
Além de fazer uma manutenção completa dos maquinários para que eles não percam a sua eficiência, também é necessário que os fluidos hidráulicos sejam muito bem observados em suas especificidades. Por isso, entenda quais são os principais pontos acerca deste item:
- é importante observar se ele é compatível com todos os elementos que foram usados dentro do sistema;
- suas características de viscosidade devem satisfazer as exigências da bomba e de todos os outros componentes;
- é preciso que apresente boas características de lubrificação, fazendo com que haja a possibilidade de suportar altas cargas, fazendo com que as partes móveis não se desgastem;
- os fluidos hidráulicos devem proteger os componentes contra a corrosão ou a ferrugem;
- tenham um baixo custo, mas com uma boa qualidade.
- demonstrem uma maior resistência em relação à formação de espuma, bem como a absorção de ar, possuindo uma boa separação quando entrarem em contato com a água.
Por que os fluidos hidráulicos são tão importantes para as colheitadeiras de soja?
A verdade é que os fluidos hidráulicos protegem todo o maquinário de parar de funcionar em um momento indevido ou, até mesmo, de fazer com que um operador acabe sofrendo um acidente. Quando estão em dia, eles aumentam a produtividade das colheitadeiras e, ainda por cima, evitam que o processo de revisão seja feito mais do que o necessário.