fbpx

O sistema hidráulico deve ser observado com frequência, visto que a sua contaminação é capaz de interferir, de maneira direta, na eficácia do fluido hidráulico. É por meio desse fluido que as máquinas se mantêm funcionando de modo adequado e, consequentemente, exercem suas principais funções.

Quando um fluido está contaminado, é muito provável que ele não consiga lubrificar, de modo adequado, as partes móveis de um maquinário, fazendo com que ela não atue da maneira que deveria ao longo de sua operação. Isso acarreta na perda de produtividade ou, até mesmo, em acidentes no horário de trabalho.

Quais as principais fontes de contaminação?

A contaminação do maquinário agrícola pode ocorrer das mais diferentes formas, principalmente se ele for utilizado com frequência, o que é muito comum em uma indústria. Os contaminantes podem aparecer por meio de vazamentos ou até vedações que não foram executadas da maneira correta.

Além disso, ainda é possível verificar possíveis falhas por causa da aeração da bomba ou, até mesmo, durante processos de manufatura e montagem. Alguns dos contaminantes adentram no sistema graças a tampas antigas de respiro que se encontram no reservatório de vedações.

Quais são as consequências da contaminação?

Uma contaminação nos fluidos hidráulicos de um maquinário agrícola, por menor que seja, pode trazer grandes problemas que acabam por resultar em paradas inesperadas. Isso pode ser muito ruim para o processo de produção, interrompendo toda a logística da produtividade das máquinas.

Dessa maneira, os custos de produção e manutenção serão cada vez maiores, causando grandes prejuízos para a indústria. Os contaminantes, de um modo geral, podem causar bloqueio nos orifícios das máquinas, bem como o desgaste de seus componentes hidráulicos, a oxidação e, também, a formação de componentes químicos altamente prejudiciais para o desempenho.

Como prevenir a contaminação do sistema hidráulico?

Antes de mais nada, é necessário observar com atenção os equipamentos hidráulicos de uma máquina, fazendo com que os sinais que eles apresentam sejam devidamente respeitados. Em um caso de contaminação, algumas ocasiões podem ser alertas extremamente importantes. São elas:

  • solenoide com queimaduras;
  • falta de centralização do carretel da válvula, aliada à vazamento e trepidação;
  • incapacidade de funcionamento da bomba, bem como perda de vazão e necessidade de reposição mais alta que o normal;
  • vazamento na região do cilindro;
  • aumento na histerese da servo válvula;
  • falha prematura de alguns componentes.

Para que haja a prevenção, é necessário:

  • utilizar filtros absolutos;
  • limpar o sistema antes de dar a primeira partida;
  • trocar gaxetas e vedações dos atuadores com frequência;
  • aplicar tampões na região das mangueiras e manifolds durante o manuseio;
  • fazer uma filtragem de todo o fluido antes de abastecer o reservatório.
Categorias: hidraulica