A higienização dentro da indústria de alimentos é considerada um requisito essencial e muito comum para que os produtos se mantenham seguros ao longo de todo o processo. Para se ter uma ideia, a carga microbiana que contamina o produto final tem origem nos microrganismos presentes na matéria-prima, ou seja, na primeira etapa da produção.
Sendo assim, para que a qualidade e a segurança dos produtos finais seja garantida, a limpeza recebe um enorme destaque. Por meio dela, é apresentado um auxílio valioso e que livra a maior parte das empresas de uma situação de recolhimento ou crise que podem acabar impactando, diretamente, a sua imagem.
Por que a limpeza nas indústrias de alimentos é tão importante?
Todo o produto final de uma indústria de alimentos acaba por chegar ao consumidor e segue para o organismo de cada um deles. Dessa maneira, tudo o que ocorre dentro das fábricas precisa ser devidamente monitorado para que a saúde de alguém não seja colocada em risco.
A limpeza, também conhecida como higienização industrial, acaba por se tornar um componente de extrema importância para garantir que todos os produtos que serão comercializados tenham um nível de segurança acima da média. As técnicas adotadas no processo podem ser tão mecânicas quanto com a ajuda de agentes químicos.
Há outro processo, conhecido como sanificação, que consiste na destruição, em partes, de contaminantes que acabaram por permanecer em alguns produtos alimentícios. Sendo assim, o uso de desinfetantes ou sanificantes se mostra necessário, além de algumas outras ações complementares.
Principais pontos da limpeza nas indústrias de alimentos
Além dos possíveis perigos de contaminação, a higienização na indústria de alimentos também tem a finalidade de controlar pragas, perigos alimentares ou qualquer outro tipo de agente que possa vir a contaminar o produto final.
Alguns dos resultados de uma contaminação são:
- desperdícios que acabam por aumentar o custo da indústria;
- confiança do consumidor fica abalada com a marca;
- o comércio é afetado negativamente, o que causa grandes perdas econômicas.
Quando o controle de higienização é realizado de maneira eficaz dentro das instalações, e também dos equipamentos usados na produção, os alimentos ficam totalmente seguros. O controle deve ser exigido por todos os órgãos fiscalizadores responsáveis, tanto no mercado interno quanto externo.
Métodos de higienização
Tendo em vista a importância que cerca a limpeza nas indústrias de alimentos, é necessário saber, também, acerca dos métodos utilizados para realizar a higienização completa. São eles:
- remoção de resíduos de grande porte nas superfícies;
- pré-lavagem;
- lavagem;
- enxágue;
- sanitização;
- enxágue final, caso seja necessário.
O ideal é que a indústria de alimentos esteja mais voltada para os seguintes tipos de higienização:
- limpeza manual;
- imersão com ou sem agitação;
- alta pressão;
- espuma e gel;
- limpeza em circuito fechado;
- pulverização/aspersão.
Durante a limpeza, os responsáveis devem estar atentos ao tipo de sujidade encontrado, bem como a superfície que passará pela limpeza e a quantidade de água que será necessária para o abastecimento. Sendo assim, os materiais apropriados para realizar todas as etapas de limpeza serão devidamente empregados.