fbpx

Deixar uma máquina parada pode resultar em grandes dores de cabeça com relação à produção. Quando isso acaba acontecendo, é muito provável que as equipes de manutenção tenham que apelar para processos de correção, com a finalidade de solucionar o problema, o que acaba acarretando em maiores gastos e, provavelmente, uma produtividade reduzida.

Sendo assim, neste artigo você confere as principais dicas de manutenção de colhedoras para aumentar o desempenho do cultivo, evitando que suas máquinas fiquem paradas e percam por completo a produtividade.

Realize a manutenção preditiva no período da safra

As colhedoras são máquinas que, querendo ou não, acabam por trabalhar intensamente. Além disso, elas enfrentam condições severas por períodos muito longos e, por isso, acabam sofrendo com o desgaste mais rapidamente. Na maior parte dos casos, elas precisam de reformas e outras técnicas corretivas para que voltem a funcionar com sua capacidade total, o que acaba demandando tempo e dinheiro.

Muito embora o período de safra deva ser aproveitado ao máximo para gerar maiores produções, o ideal é que seja vista como uma verdadeira oportunidade para organizar uma manutenção. Elaborando um plano durante essa época, será possível eliminar reformas futuras na entressafra, reduzindo custos e permitindo que as máquinas trabalhem mais e com maior qualidade.

Faça a manutenção no início do plantio

É muito comum que o processo da safra acabe na época em que o plantio começa, o que dá um curto período para a organização do maquinário. Todos os meses, se uma colhedora estiver bem revisada, irá contribuir para que a saúde de toda a frota seja mantida, melhorando o desempenho do cultivo.

A manutenção linear precisará de um planejamento um pouco mais avançado e, por isso, é necessário que todas as máquinas sejam priorizadas durante o processo. Isso ocorre porque são as visitantes mais assíduas da oficina e precisam de maior atenção e cuidados.

Realize inspeções rotineiras no maquinário

Quando ocorre uma queda de disponibilidade mecânica em qualquer uma das frotas, o processamento industrial acaba por decair drasticamente. Para que isso não aconteça, é necessário que inspeções sejam realizadas regularmente, a fim de evitar que algum defeito no maquinário venha a atrapalhar o serviço.

As inspeções de rotina acabam por descobrir defeitos com maior facilidade, até aqueles que acabam por passar batido nas revisões. Durante o processo, cada equipamento deve ser inspecionado de modo detalhado, seja por profissionais da área mecânica ou, até mesmo, pelos operadores que já estão familiarizados.

Utilize a análise de óleos, estoques altos e caros das peças

Dentro da manutenção preditiva, a análise de óleo é uma das ferramentas mais relevantes. Quando o diagnóstico é feio com base neste método, a equipe de manutenção terá um diagnóstico muito mais assertivo a respeito do problema de uma determinada máquina. Assim, a qualidade do produto e o desempenho não serão prejudicados.

Por ser realizada de maneira eficaz, a técnica possibilita a programação de intervenções e manutenção de peças, além de antecipar situações de risco, paradas desnecessárias e, ainda por cima, aumentar a disponibilidade do maquinário para reduzir os custos de manutenção.

Categorias: hidraulica