É sempre importante verificar em que estado está o seu maquinário, principalmente para evitar acidentes. Quantos dias no mês serão destinados para uma revisão completa? Em busca de uma utilização mais segura, o caminho mais rápido é o da verificação das peças, muito embora demore certo tempo.
Abaixo, discorremos a respeito do que é uma manutenção preventiva e qual a sua importância para manter o sistema hidráulico dos tratores sempre funcionando da maneira correta.
Você sabe o que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva, de acordo com a sua própria denominação, tem como principal objetivo prevenir qualquer tipo de acidente por meio de uma reparação de peças. Quando realizada, ela diminui os riscos para quem a utiliza, bem como para aquelas pessoas que têm contato com o trator.
Assim, fica muito mais fácil conseguir prevenir erros e falhas em peças, bem como em seus componentes, sejam eles hidráulicos ou em outras partes dos equipamentos. A maneira mais correta de, realmente, evitar um acidente, é observando previamente todos os detalhes do maquinário, não deixando nenhuma parte de fora da revisão.
O ideal é que o tempo para os reparos seja devidamente separado, podendo, assim, planejá-los com mais calma. O recomendado é organizar as suas finanças e fazer um orçamento com mais de um fornecedor para não acabar saindo no prejuízo.
Quais as vantagens de fazer uma manutenção do sistema hidráulico dos tratores?
São muitas as vantagens que envolvem uma manutenção preventiva, principalmente quando se trata dos tratores e de seu sistema hidráulico. A primeira delas é a redução dos riscos de quebra, bem como a prevenção do envelhecimento e da degeneração de cada uma das peças, que são de extrema importância para que o veículo funcione.
Outras vantagens que estão relacionadas com a manutenção são:
- a falta de necessidade de interromper as atividades do seu negócio;
- evitar acidentes;
- deixar de lado gastos desnecessários com peças que foram danificadas por falta de manutenção.
De uma maneira geral, a técnica é o modo mais eficaz de uma empresa manter os seus equipamentos com uma alta qualidade e, ao mesmo tempo, sem a necessidade de deixar as máquinas paradas.
Quando realizar a manutenção?
Antes de mais nada, é importante lembrar que um profissional precisa estar acompanhando todo o processo para evitar danos às máquinas. Busque sempre referências e empresas que sejam devidamente reconhecidas no mercado. Assim, as chances da manutenção dar errado são bem menores.
O período em que as checagens devem ser feitas pode variar muito de acordo com a quantidade de uso e da maneira que aquela determinada é utilizada ao longo de suas atividades. No entanto, quando a revisão for realizada, é válido ressaltar que todas as peças precisam ser checadas.
É interessante que o momento da revisão também seja utilizado para verificar a calibragem e os sulcos dos pneus, promovendo ainda mais segurança para o operário e para qualquer outra pessoa que esteja na região durante a utilização do trator. Lembre-se, também, de escolher componentes óleo-hidráulicos de alta qualidade, para evitar que sejam trocados ou simplesmente percam a utilidade rapidamente.