fbpx

Pelo menos 75% de todos os sistemas hidráulicos falham devido a fluido hidráulico contaminado ou envelhecido.

A contaminação causa envelhecimento, degradação dos fluidos e falha dos sistemas hidráulicos por vários motivos.

Além de aumentar o vazamento interno (o que diminui a eficiência das bombas, motores e cilindros), a contaminação diminui a capacidade das válvulas de controlar o fluxo e a pressão, desperdiçando potência e gerando excesso de calor.

Ainda faz com que as peças grudem devido ao lodo ou assoreamento, ou agarrem quando grandes quantidades de contaminantes se acumulam nos vãos.

As fontes de contaminação podem incluir o processo de fabricação, fluidos hidráulicos, exposição ambiental, desgaste do sistema e manutenção.

Muitos sistemas dependem de sistemas hidráulicos; portanto, esses sistemas são usados ​​em todos os ambientes concebíveis e estão entre os que mais contribuem para as cargas de trabalho de manutenção e serviço.

O uso contínuo dos sistemas os torna um item de manutenção comum e a manutenção e diversos ambientes operacionais apresentam muitas aberturas para contaminação.

Este artigo apresenta alguns dos princípios básicos sobre fluidos hidráulicos e como eles são contaminados e liga os efeitos venenosos que a contaminação tem nos sistemas hidráulicos.

Várias causas de contaminação de fluido também são discutidas e as medidas relativamente simples que podem ser tomadas para resolver o problema.

Confira!

O que pode contaminar os sistemas hidráulicos?

Embora os contaminantes do sistema hidráulico possam ser partículas sólidas ou líquidos, a água é o mais comum.

O comportamento da água como contaminante varia de sistema para sistema.

A água pode formar uma emulsão com o fluido ou pode ser parcialmente imisturável, flutuando na superfície ou sedimentando-se no fundo do fluido, dependendo da densidade relativa.

Sua presença de água resulta em corrosão dos componentes do sistema e contaminação do fluido por produtos de corrosão.

A entrada de água pode ser causada por falhas de projeto, ambiente de serviço, atividades de manutenção, geração interna e vários métodos de manutenção de fluidos.

O armazenamento inadequado de recipientes de fluido abertos e a transferência inadequada de fluido para o sistema podem causar sérios problemas de contaminação.

Os contaminantes também entram nos sistemas hidráulicos através do respiro do reservatório (quando usado) e dos componentes de reposição contaminados.

A contaminação ambiental entra no sistema por ingestão e pode ser evitada com o uso de reservatórios selados, interruptores de vácuo (válvulas de alívio) ou filtros de respiro de alta eficiência (como dessecadores) em áreas onde a umidade é alta o suficiente para se tornar perigosa.

Já a contaminação de recipientes armazenados pode ser evitada por meio de procedimentos adequados de armazenamento e manuseio.

É provável que os recipientes grandes incluam um alto nível de partículas: portanto, a filtragem de fluido é sugerida antes do uso.

Quais são as soluções para combater a contaminação nos sistemas hidráulicos?

Para resolver o problema de contaminação, é necessária uma análise para identificar o tipo e a concentração do contaminante.

Embora a contaminação em sistemas hidráulicos seja um problema constante, existem medidas que podem ser empregadas para diminuir seu impacto.

Os métodos para medir a contaminação por partículas sólidas envolvem contar, dimensionar ou pesar as partículas contidas em um determinado volume de fluido.

Essas medidas incluem processos de manuseio e armazenamento relativamente simples e atenção cuidadosa aos fluidos e combinações de fluidos especificadas nos sistemas.

O desempenho de longo prazo de sistemas críticos depende de colocar uma ênfase renovada nos procedimentos de manutenção e manuseio que muitas vezes são tidos como certos.

Abaixo apresentamos essas formas mais detalhadamente:

·         Seleção Adequada de Fluidos

Os gestores devem prestar muita atenção ao selecionar o fluido adequado para usar em um determinado sistema, e é fundamental evitar a mistura de quaisquer fluidos.

Mesmo quando um sistema especifica que mais de um fluido pode ser usado, os funcionários de manutenção devem sempre tentar usar apenas um fluido e não misturar outros.

Se um fluido diferente for usado, o sistema deve ser drenado e lavado antes de adicionar o novo fluido.

Lembre-se de que, mesmo que dois fluidos sejam miscíveis, a mistura pode não funcionar pelas propriedades ideais de cada um dos componentes separadamente.

Além disso, a combinação de alguns fluidos e seus aditivos pode ser prejudicial ao sistema.

Os fabricantes e fornecedores devem ser diligentes na especificação de fluidos apropriados para um sistema.

Essas especificações devem ser claras sobre possíveis incompatibilidades se vários fluidos forem usados ​​e devem recomendar procedimentos de manutenção de sistema adequados para todas as condições ambientais.

Os fluidos também devem ser escolhidos levando-se em consideração as regulamentações ambientais e de materiais perigosos.

·         Manuseio e armazenamento adequados de fluidos

Os fluidos hidráulicos devem ser mantidos em seus recipientes lacrados até que estejam prontos para uso.

Já os recipientes novos e parcialmente usados ​​devem ser manuseados e armazenados com cuidado.

As tampas devem ser bem seguras e verificadas rotineiramente, com os tambores mantidos em um ambiente relativamente benigno.

Grandes variações de temperatura fazem com que os recipientes “respirem” ao se expandir e contrair o ar e o líquido dentro.

Isso, combinado com a umidade da chuva, pode causar a entrada de água no recipiente.

Alguns fluidos são higroscópicos, ou seja, absorvem umidade quando expostos ao ar úmido, exigindo medidas extras para reduzir a chance de contaminação.

·         Manutenção de sistema

Os sistemas hidráulicos, devido à sua prevalência, muitas vezes precisam de reparos devido ao uso constante.

Os procedimentos operacionais padrão deve ser consultados para oportunidades de contaminação de fluidos e os procedimentos de manutenção do sistema devem ser igualmente diligentes em manter os contaminantes dos sistemas.

Isso pode ser realizado por meio de mudanças de procedimento, identificando quais fluidos são apropriados para determinados sistemas e o manuseio adequado desses fluidos e sistemas.

Além disso, os procedimentos devem ser ajustados para indicar quais ações devem ser tomadas para substituir um fluido ou alterar os tipos de fluido.

Em geral, o sistema deve ser enxaguado de todo o fluido antigo e limpo antes da adição do fluido novo ou de reposição.

O que o UC System pode ajudar no sistema hidráulico de sua empresa?

O UC System da Ultra Clean é uma tecnologia inovadora para a limpeza e descontaminação interna de modo seco e rapidamente nos tubos, tubulações e mangueiras da sua empresa.

São diversos benefícios que esse sistema pode trazer ao seu estabelecimento e a toda tubulação, aumentando a produtividade dos maquinários, evita a contaminação e a qualidade dos processos.

Contrate os serviços da Ultra Clean e dê mais qualidade às tubulações de sua empresa.

Categorias: hidraulica