fbpx

A mudança climática é um problema grave, mas a tecnologia está abrindo o caminho para um futuro sustentável.

Em um momento em que as práticas com consciência ambiental não podiam ser mais cruciais, mais e mais indústrias estão tomando medidas para se tornarem ecológicas.

Todos os setores estão se tornando mais ecologicamente corretos com a ajuda de tecnologia inteligente.

Embora as contribuições individuais para uma vida mais saudável sejam necessárias, a maior parte da responsabilidade no ambientalismo recai sobre as corporações.

Felizmente, os avanços recentes tornaram as práticas sustentáveis mais fáceis.

À medida que a tecnologia continua a avançar, a atividade industrial provavelmente crescerá de forma ainda mais sustentável.

A adoção de uma tecnologia amiga do ambiente explodiu nos últimos anos.

Nesse artigo, vamos citar alguns dos exemplos das novas tecnologias que estão levando às indústrias a sustentabilidade do ambiente.

Confira!

Formas tecnológicas que as indústrias contribuem para um ambiente mais sustentável

·         Computadores com eficiência energética

A maioria das pessoas pode não imaginar, mas os computadores são fontes de poluição também.

Embora possam não emitir gases tóxicos durante o funcionamento, eles requerem muita eletricidade, e a maioria das fontes de energia são combustíveis fósseis.

Então, os computadores que hospedam servidores de negócios acabam por contribuir para milhões de toneladas de poluição com a energia que consomem.

Muitas empresas estão mudando o centro de processamento de dados para mais eficiência energética.

Esses centros usam servidores avançados que requerem menos energia ou dependem de fontes renováveis ​​de eletricidade para minimizar o uso de carbono.

·         Computação em nuvem

Os centros de processamento de dados sustentáveis ​​não são o único avanço ecológico da indústria de tecnologia.

O surgimento da computação em nuvem permite que qualquer empresa que use computador opere com consumo de energia e emissões reduzidos.

Os métodos de computação tradicionais requerem uma infraestrutura física substancial para funcionar.

E a fabricação e o transporte dessas peças geram uma quantidade considerável de poluição, fora que seu funcionamento consome muita energia!

A computação em nuvem reduz o hardware necessário para operar e requer atualizações menos frequentes.

Isso faz com que as empresas não tenham que solicitar novos equipamentos com tanta frequência.

A diminuição dos aparelhos também significa que as empresas usam menos eletricidade.

·         Telecomunicação

A tecnologia possibilitou que algumas pessoas trabalhassem sem ter que entrar no escritório.

Ferramentas de telecomunicação, como compartilhamento de arquivos e videoconferência, permitem que os funcionários concluam tarefas em casa.

Com a tarefa remota, as pessoas não precisam se deslocar para o trabalho, reduzindo as emissões de carbono (devido ao uso de transporte público ou particular).

À medida que mais empresas adotam essas tecnologias, mais funcionários poderão trabalhar remotamente.

O trabalho remoto é o que mais cresce nos setores financeiro, imobiliário e de seguros.

·         Maquinário de construção inteligente

A indústria da construção tem contribuído historicamente com uma quantidade substancial para a poluição.

Longas horas de trabalho e uso extensivo de equipamentos pesados ​​levaram a consideráveis ​​emissões e consumo de energia.

A tecnologia sustentável e inteligente está mudando isso: ferramentas como compactadores de asfalto inteligentes permitem que as equipes de construção operem com maior eficiência.

Por sua vez, essa produtividade reduz o tempo de execução, o que leva a menos uso de eletricidade e consumo de combustível.

O aumento da eficiência beneficia as empresas de construção, economizando dinheiro e reduzindo seu impacto ambiental.

·         Limpeza das chaminés

As indústrias de manufatura normalmente geram emissões consideráveis.

Alguns fabricantes procuram resolver esse problema com métodos de fabricação mais ecológicos, mas também podem limpar a saída à medida que ele é emitido.

Uma chaminé de alta tecnologia na China, por exemplo, serve como um purificador de ar em vez de aumentar a poluição.

A chaminé capta o ar contaminado e remove partículas perigosas por meio de uma série de filtros.

As empresas podem empregar essa tecnologia no lugar dos sistemas de exaustão tradicionais ou colocá-los em áreas de alta poluição para limpar a exaustão de uma variedade de fontes.

·         Células de Combustível

O transporte é um engenho indispensável, mas notoriamente prejudicial ao meio ambiente.

A maioria dos transportes, de carros a aviões, usa combustíveis fósseis para mover seus motores, liberando gases tóxicos no ar como resultado.

As células de combustível podem fornecer uma resposta positiva, pois podem gerar eletricidade por meio de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio, emitindo apenas água como subproduto.

Essas células não têm sido amplamente adotadas principalmente devido ao seu custo, mas isso poderá mudar.

Desenvolvimentos como aeronaves movidas a células de combustível híbridas indicam que a tecnologia poderá ser mais prática do que se acreditava anteriormente.

·         Purificadores de exaustão

Outra tecnologia que melhora a sustentabilidade da indústria de transporte são os purificadores de exaustão.

Como o nome indica, esses dispositivos limpam as emissões de gases de veículos como aviões e barcos para remover os componentes perigosos.

As indústrias podem usar purificadores de exaustão para eliminar uma variedade de poluentes, de dióxido de carbono a enxofre.

Os purificadores de enxofre podem remover até 98% do óxido de enxofre do escapamento de um veículo.

À medida que esses sistemas melhoram, eles podem se tornar mais eficazes e acessíveis para que mais indústrias de transporte possam integrá-los às suas operações.

·         Transferência de energia sem fio

Muitas formas de transporte público agora funcionam com eletricidade, mas as fontes de energia tradicionais podem limitar seu alcance ou eficiência.

Baterias pesadas podem sobrecarregar os veículos e podem não fornecer energia suficiente para ir muito longe antes de precisar carregar.

Em algumas áreas, gestores e funcionários querem resolver esse problema com transferência de energia sem fio.

A transferência de energia sem fio usa campos magnéticos para carregar componentes eletrônicos sem exigir uma conexão física.

Esses sistemas podem alimentar transportes pela estrada ou seus trilhos, permitindo que os veículos elétricos viajem por grandes distâncias com maior eficiência.

A transferência de energia sem fio torna o transporte elétrico uma opção mais prática.

·         Munição biodegradáveis

Armas de fogo podem ser perigosas, mesmo quando as pessoas não as usam contra outros humanos.

As balas e seus invólucros contêm compostos metálicos perigosos que podem infiltrar-se no solo, prejudicando o meio ambiente.

Em resposta a esse problema, o exército dos EUA, por exemplo, está pesquisando balas biodegradáveis para que seus exercícios de incêndio não danifiquem as plantas e a vida selvagem ao redor.

O exército também espera produzir balas que depositem sementes no solo. Com esse conceito, a munição usada não apenas evitaria danos ao meio ambiente, mas também a aumentaria ativamente.

Conheça a tecnologia da Ultra Clean

Se você quer tornar a sua indústria com mais sustentabilidade e ajudar o meio ambiente a se fortalecer cada vez mais, conheça o trabalho da Ultra Clean.

A Ultra Clean trabalha com quatro produtos que podem ajudar sua indústria a ter mais segurança e eficiência sem desrespeitar a natureza como UC System, Lacres, Respiradores e Super Dry.

Por isso, contate a Ultra Clean através de um atendimento personalizado pelo seu site e conheça um trabalho profissional que transformará sua empresa para melhor.

Categorias: processos