A hidráulica industrial é uma parte importante de qualquer local, pois é o responsável pela condução dos fluídos como a água e os gases em prol da cadeira produtiva.
Esses fluidos têm a necessidade de ser otimizados e destinados de maneira correta.
Para saber mais sobre a grande importância da hidráulica industrial, continue lendo esse artigo.
Aqui diremos tudo sobre o assunto que vai ser de grande valor para sua empresa.
Confira!
O que é hidráulica industrial?
A hidráulica industrial é uma estrutura de projetos elaborados para a aquisição, o uso e a destinação da água e outros fluídos (como os gases, citado anteriormente).
O processo é realizado através de tubos, mangueiras, filtros, reservatórios, motores, cilindros, bombas, válvulas hidráulicas, entre outros.
É considerada uma estrutura complexa, pois envolve o projeto elétrico e o hidráulico ao mesmo tempo.
Fora que o projeto hidráulico tem de estar em harmonia com o layout, posição de máquinas e equipamentos, planta industrial e demais elementos.
Indústrias que mais utilizam sistemas de hidráulica?
Existem diversas indústrias que utilizam do sistema hidráulicos e que não consegue viver sem esse esquema.
Seis delas citaremos abaixo como exemplo:
Construção
Geralmente, nas indústrias de construção, existem materiais pesados que precisam ser movidos, alinhados e colocados juntos de forma bem organizada.
Esse é um dos trabalhos mais cansativos para a maioria das pessoas, especialmente a aquelas que já trabalharam nessa área.
Por isso, os canteiros de obras usam frequentemente equipamentos hidráulicos, desde britadeiras e tratores de esteiras (buldôzer).
Pois, remover grandes pedras sozinho é uma tarefa praticamente impossível!
Os sistemas hidráulicos, para estes casos, por exemplo, contribuem com muita potência, inclusive, em espaços muito pequenos.
Não é à toa que a área da construção é uma das que mais usam os sistemas hidráulicos em seu canteiro de obras.
Paisagismo
Outra área que usa muito do sistema hidráulico é o paisagismo, pois, esta profissão tende a trabalhar com muita terra.
A terra pode se tornar algo pesado em meio a um serviço: reformar um quintal, por exemplo, pode dar muito trabalho, pois é cansativo espalhar a terra onde é preciso colocá-la.
Só o transporte da terra, geralmente, é feito por meio de um caminhão basculante com uma bomba hidráulica para subir a caixa-baixa.
Também tem as minicarregadeiras de direção que são usadas para mover grande quantidade de terra, palha, cascalho e outros materiais usados no paisagismo.
Essas carregadeiras são equipamentos pertencentes a indústria hidráulica.
Automotivo
Quando pensamos em indústria hidráulica, geralmente, vem em nossa mente, a indústria automotiva.
A indústria automotiva usa a hidráulica em toda a sua produção: desde a fase da fabricação até na parte de ajudar o carro a realizar suas funções diárias.
O sistema mais conhecido dos carros que envolve o sistema hidráulicos são os freios, com os quais você pode reduzir a velocidade do veículo pressionando o pedal do freio.
Ou seja, graças ao fluído hidráulico que cria pressão para ativar o sistema de travagem das rodas do seu carro, o sistema hidráulico existe para ajudar na utilidade do veículo.
Lembrando que, além dessa parte, o sistema hidráulico também é usado em várias bombas e motores.
A fábrica que monta os carros usa demasiadamente o sistema hidráulico, inclusive, na parte da estampagem de metal que necessita moldar muitas peças usadas durante esta fase.
Os cilindros hidráulicos também são outros equipamentos do sistema hidráulico industrial muito usados na fabricação de carros.
Aeroespacial
Falando em veículos, no campo aeroespacial não falta o sistema hidráulico industrial.
A hidráulica industrial, por exemplo, é muito usada para produzir aviões e, ainda por cima, são responsáveis também por fazê-los funcionar.
Isso porque as fabricantes de aviões confiam muito no sistema hidráulicos, pois são elas que fornecem uma grande quantidade de pressão com uma pequena quantia de fluido hidráulico usados para aspectos importantes em prol da funcionalidade do avião.
O equipamento hidráulico também está presente nos trens de pouso, nos freios assistidos por força e no maquinário usado para formar peças para a construção de aviões.
Entretenimento
Você consegue imaginar que até na área de entretenimento a hidráulica industrial é muito usada?
Mas, aonde?
O equipamento hidráulico industrial é usado nos parques de diversões como em montanhas-russas, rodas-gigantes, entre outros.
Graças ao sistema hidráulicos, as brincadeiras se tornam mais seguras nesses brinquedos, pois dão confiabilidade nos freios.
O sistema hidráulico industrial também contribui para manter a energia nos brinquedos do parque de diversão, mas de forma mais segura em comparação com o sistema de polias.
Tratamento da água
E não poderíamos terminar esse tópico sem citar uma das maiores importâncias da existência do sistema hidráulico industrial: o tratamento da água.
Graças a hidráulica industrial existem as válvulas que são peças chaves para dar estabilidade as estações de tratamento de água.
O equipamento hidráulico permite um maior controle de inúmeros fatores consideráveis como a direção do fluxo que pode ser delegada abrindo e fechando válvulas hidráulicas.
Graças a essas válvulas hidráulicas colocadas de forma estratégica, a água é forçada pelos canos para fim de tratamento.
Outra coisa importante que a hidráulica industrial contribui para o tratamento da água é a taxa de fluxo.
As válvulas hidráulicas controlam essas taxas que podem ser menores, o que resulta positivamente em alguns aspectos do processo de tratamento de água.
Essas válvulas têm mais consistência e facilidade de uso que as tradicionais e, por isso, são mais usadas em tratamento de água no mundo todo.
As vantagens de investir em um projeto de hidráulica industrial
Investir em um projeto de hidráulica industrial pode ser vantajoso por vários motivos.
Para sermos mais específicos, vamos salientar algumas razões para você projetar o sistema hidráulico industrial na sua empresa.
São elas:
- Os sistemas hidráulicos atuais são bem mais aprimorados e desenvolvidos como as válvulas que fornecem controle proporcional e mais suave das funções do cilindro, eliminando choques;
- A hidráulica industrial também pode ser usada para regular o fluxo e a pressão com controle de potência e carga;
- O sistema de tubulação é outro que ajuda e muito sendo uma parte vital de um sistema eficiente graças aos avanços tecnológicos;
- Também, graças aos avanços tecnológicos, a hidráulica industrial passou a fazer com que os métodos de manutenção ficassem mais ágeis para encontrar qualquer problema (como vazamentos) e resolvê-lo;
- O sistema hidráulico também é útil tendo, em sua montagem, as válvulas mais aproximadas: isso reduz o caminho do fluxo e melhora o desempenho mantendo a tubulação necessária;
- Outra coisa que um sistema hidráulico industrial tem de vantagem é a redução de perdas durante a produção;
- Hoje em dia, ter um sistema hidráulico industrial é sinônimo de segurança e saúde e, até auxílio nas questões ambientais, pois eliminam vazamento, entrada de água e atrasos na produção.
Projetos de hidráulica industrial e responsabilidade ambiental
Sabemos que as indústrias são as grandes responsáveis pelo desenvolvimento urbano, especialmente, das grandes metrópoles graças a sociedade do consumo.
Em contrapartida, as indústrias também trouxeram pontos negativos no mundo todo como a poluição.
A maior parte das fábricas existentes no planeta jogam na atmosfera uma quantidade enorme de gases e resíduos que são muito prejudiciais ao meio ambiente.
Por isso, é de extrema importância que as indústrias encontrem formas de dar sustentabilidade ao meio ambiente.
Isso pode ser feito por meio de incentivo de economia de água e energia durante sua produção ou ao investir em matérias-primas e em hidráulica industrial.
Há muito tempo que o setor industrial vem pensando em como controlar a emissão de gases poluentes e resíduos sem prejudicar a sua produção.
Aqui no Brasil, estão sendo adotados métodos sustentáveis com as máquinas e equipamentos, pois, uma das mais fáceis e principais medidas para haver sustentabilidade nesse setor é a sua manutenção periódica.
Não é à toa que, cada vez mais, a hidráulica industrial está sendo vista como parte importante do setor.
Outra coisa importante é o descarte correto de lixo das indústrias também é outro ponto que deve ser notado: resíduos sólidos, por exemplo, devem ser reciclados, tratados ou depositados em locais adequados.
Com isso, além de causar sustentabilidade ao meio ambiente, ainda promove uma melhor imagem a qualquer indústria resultando em um bom reconhecimento por parte da população.
Como manter a disponibilidade dos seus sistemas hidráulicos?
Manter a disponibilidade do sistema hidráulico é de extrema importância para toda e qualquer indústria.
Pensando nisso, reunimos três ideias abaixo:
Disciplina
Mantenha sempre a manutenção de seu sistema hidráulico: agende os dias corretos periodicamente para manter a hidráulica industrial funcionando corretamente.
Assim que estiver em funcionamento, as bombas hidráulicas acionadas eletricamente são iniciadas junto com outras funções ativadas por motor elétrico na máquina.
O departamento de manutenção tem a função de prestar um atendimento personalizado a cada caso.
A manutenção de um sistema hidráulico também é necessária para evitar incêndios.
Um sistema confiável dura muitos anos e causa lucratividade fazendo com que a indústria sobreviva por mais tempo.
Organize-se
Verifique diariamente como estão os seus sistemas hidráulicos para certificar de que não há nenhum problema.
Mesmo tendo uma manutenção periódica, tudo pode acontecer a qualquer momento.
Verificar as pressões do sistema e do subcircuito, os tempos de ciclo do cilindro e as temperaturas do sistema e dos componentes é fundamental!
Uma planilha pode ajudar para os registros de manutenção e para análise gráfica.
Situações como um cilindro ou válvula que funciona consistentemente mais quente do que o normal, por exemplo, pode indicar o desenvolvimento de um vazamento interno.
Esse vazamento interno também pode estar relacionado a uma mudança no tempo de ciclo do cilindro.
Um aumento na temperatura geral do sistema pode ser uma mudança na pressão máxima observada do sistema.
Pode ser necessário ajustar as válvulas de controle de pressão ou os controles da bomba.
Verificar rotineiramente os valores de pressão, temperaturas e tempos de ciclo conforme descrito acima é necessário.
Você não pode ver o interior de um sistema hidráulico, por isso é necessário observar com muito cuidado de fora e usar instrumentos de teste.
A coleta regular de dados fornece a percepção necessária para a análise de sistemas.
Coletas de dados
Uso de um manômetro digital de alta qualidade e a instalação de muitos pontos de teste de conexão rápida permitem o trabalho de medição de pressão.
Os encaixes do ponto de teste são comuns em todos os subcircuitos para muitas marcas de sistemas hidráulicos de máquinas móveis.
Esses acessórios baratos devem ser instalados em sistemas hidráulicos de plantas industriais também.
O mesmo medidor de pressão digital também pode ser capaz de ler valores de vácuo parciais.
Isso o torna a ferramenta boa para medir rotineiramente a pressão na entrada da bomba.
Uma leitura de pressão de entrada da bomba que se moveu para mais fundo na faixa de vácuo a partir de seu valor comissionado é a melhor maneira de detectar se um filtro do tanque que está começando a ficar obstruído ou uma mangueira de sucção colapsada com potencial de causar cavitação.
Medir as temperaturas também pode ser tão simples quanto registrar a leitura do termômetro do tanque.
Um sistema de superaquecimento pode ter várias causas e deve ser investigado o mais rápido possível.
Por isso, acompanhe os tempos de ciclo do cilindro e as velocidades do motor hidráulico para detectar qualquer alteração na taxa de fluxo com antecedência.