fbpx

No setor industrial, as discussões para um maior cuidado com o meio ambiente têm ganhado mais espaço.

Isso porque a necessidade de reverter os impactos negativos gerados pelas atividades industriais tem se intensificado.

E este assunto tem muito a ver com o futuro do setor, pois, conforme os cuidados que temos com o meio ambiente, saberemos onde parará a indústria.

Pensando nisso, montamos um artigo para falar sobre qual vai ser o futuro do setor, a importância da sustentabilidade nas indústrias, as indústrias que têm adotado métodos sustentáveis e dicas para a sustentabilidade no setor industrial.

Confira!

A importância da sustentabilidade industrial

A indústria ou, especialmente, a Revolução Industrial foi a maior causadora de efeitos colaterais e impactos negativos no meio ambiente.

Por isso, atualmente, as indústrias têm buscado formas de sustentabilidade para diminuir esses resultados negativos.

Não é à toa que a sustentabilidade industrial se tornou algo fundamental para o meio ambiente e várias empresas estão adotandos meios de mantê-la intacta e cada vez maior.

Igualmente temos empresas que trabalham em prol da sustentabilidade da indústria, proporcionando alternativas para que as demais empresas respeite o meio ambiente e contribua com seu fortalecimento.

Uma dessas empresas é a Ultra Clean que oferece serviços como o UC System, que é a indústria de processos.

Essa tecnologia é inovadora e serve para limpar e descontaminar tubos de forma interna e seca, tais como tubulações e mangueiras.

Isso ajuda na recuperação de produtos acabados, redução de 50% no consumo de água, redução de consumo com sanitizantes, redução no tempo despendido em até 50%, redução nos custos de tratamento de efluentes etc.

A Ultra Clean também tem os respiradores, que são proteções para equipamentos e para produtos armazenados.

Este previne a contaminação por água, remove o vapor da água, aumenta a vida útil dos filtros, prolonga a vida útil dos equipamentos, tem fácil instalação, reduz os custos de mão-de-obra, a corrosão dos componentes etc.

Contratando os serviços da Ultra Clean, além de obter um excelente profissionalismo por parte da companhia, ainda a empresa entrará na lista das que contribui para a sustentabilidade.

5 dicas de sustentabilidade para o setor industrial 

Como observarmos no tópico anterior, os empreendimentos que abraçaram métodos para garantir a sustentabilidade do planeta, ainda tiveram outros benefícios como faturamento, economia, destaque no mercado, fortalecimento da marca.

A seguir, deixamos algumas dicas para que mais setores industriais entre para o time de sustentabilidade no mundo.

São elas:

Reaproveite a água

Um dos métodos mais conhecidos e um dos mais fáceis é o reaproveitamento de água.

Também, devemos ressaltar que as indústrias são as que mais consomem água no mundo, por isso, a recomendação é elas sejam as primeiras se preocupar com o meio ambiente e adotar métodos de sustentabilidade.

Uma das maneiras de contribuir com o meio ambiente é reutilizar a água e, claro, usá-la de forma consciente.

Isso fará com que diminua o impacto ambiental causado pela perda de água e, ainda, ajuda a evitar seu esgotamento.

Muitas indústrias armazenam a água da chuva por meio de reservatórios ou caixas d’águas para o reuso dessas águas.

Isso também é possível através de instalação de sistema que direcione o efluente gerado para uma estação de tratamento.

Resíduos sólidos

Resíduos sólidos ou semissólidos são partes ou restos das atividades industriais.

Esses resíduos são descartados quando termina o ciclo produtivo.

Como a maior parte desses resíduos podem ser reciclados, então é possível diminuir o consumo de matérias-primas e a emissão de gases que poluem o ar e a água.

Várias empresas começaram a usar esse método ao diminuir o descarte irregular de resíduos como plástico, papel, vidro, alumínio etc. e os reciclaram.

Use materiais reciclados

Além de fazer de tudo para reciclar o material usado pela sua empresa, você também poderá usar materiais reciclados de outras empresas.

Assim, contribuirá com a economia que aumenta as possibilidades no meio das produções.

Firme parceria com algum fornecedor de material reciclado para a sua empresa e garanta responsabilidade ambiental.

Descarte corretamente resíduos químicos

Bem como os cuidados com os resíduos sólidos, também temos de possuir cuidados com os resíduos químicos, principalmente, em seu descarte.

Pois, é nessa hora que a natureza pede socorro quando o descarte é feito indevidamente!

Descartar resíduos químicos em rios, córregos e lagos de forma errada contribui para o devastamento do meio ambiente de forma grave e perigosa.

Uma das formas de corrigir isso é procurando versões ecológicas de matérias-primas ou verificar os procedimentos certos para o descarte de cada tipo de substância.

Oriente seus funcionários

Para encerrar esse tópico, uma dica que talvez você não tenha pensado, mas que é fundamental para que qualquer indústria entre na lista dos sustentáveis no mundo: orientar funcionários.

Os funcionários administrativos e operacionais de uma empresa devem ter consciência quanto a sustentabilidade industrial.

Crie uma lista de regra que se torne um hábito entre as pessoas que trabalham ou frequentam sua empresa para que sejam respeitadas e cumpridas.

Não adianta investir ou planejar se os colaboradores não estiver por dentro das ideias de sustentabilidade da companhia.

Dessa forma, sua empresa contribuirá com a economia, redução de custos operacionais, ganhos de valorização na bolsa de valores e, ainda, melhorar a imagem para clientes, fornecedores e sociedade em geral.

As condições ambientais, a preservação de rios e lagos, a diminuição na emissão de gases tóxicos e consumo de água também estarão em dia.

Como a tecnologia tem contribuído para ambientes mais sustentáveis?

Algumas empresas do mundo já contribuem para uma sustentabilidade usando tecnologias que não agridam a natureza.

São elas:

Autodestruição eletrônica

A tecnologia, atualmente, se avança com muita agilidade incentivando muitas pessoas a trocar seus celulares, por exemplo, periodicamente.

O resultado disso é descarte impróprio dos celulares “antigos” agredindo a natureza.

Pensando nisso, uma universidade dos Estados Unidos inventou uma estrutura de autodestruição que faz com que esses aparelhos desapareçam.

Fazendas solares flutuante

Engenheiros dos Estados Unidos designaram uma tecnologia que pode ser empregada para impedir a esvaecimento da água de reservatórios e gerar energia.

Uma empresa do Japão designou duas fazendas solares flutuantes que gera 1,7 MWh e 1,2 MWh respectivamente.

Ambas evitam o dano de água das lagoas devido a evaporação e os painéis solares lançam mais energia.

Biobateria

Na Alemanha, usinas de biogás são utilizadas para suprir as usinas nucleares.

Cada biousina aciona um conjunto restrita de elementos orgânicos e elas concorrem com o plantio de alimentos.

Pesquisadores desse mesmo país criaram a biobateria, que serve para unir tecnologias para dar eletricidade, matérias-primas, calor, carvão vegetal, petróleo e gás.

A biobateria usa um procedimento chamado “termorreforma catalítica”, no qual transforma resíduos de fermentação de unidades de biogás, resíduos de biomassa industrial, produção de bioetanol etc. em energias materiais orgânicos.

Conheça a tecnologia da Ultra Clean

A Ultra Clean é uma empresa que pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável para o bem de nosso planeta.

Possui serviços como UC System, Lacres, Respiradores e Super Dry e já atendeu empresas de grande renome como a Coca-Cola e a O Boticário.

Com um atendimento fácil de possuir e totalmente personalizado, você poderá fazer um orçamento e conhecer todos os benefícios que a Ultra Clean oferece por preço especial.

Acesse www.ultracleanbrasil.com.br e faça já o seu orçamento!

Categorias: processos