fbpx

Dentro da indústria, principalmente a de alimentos, é necessário que a limpeza esteja sempre em dia, evitando que contaminantes possam vir a estragar toda uma linha de produção. Olhando sob essa perspectiva, é necessário levar em consideração duas formas de prevenção: a ação mecânica e a limpeza química.

Entenda o que é cada uma delas e como a ação mecânica pode ser essencial para eliminar as chances de comunicação da sua linha de produção.

Como funciona a limpeza química?

O processo que abrange a limpeza química tem como principal objetivo remover as incrustações que se aderem em uma superfície, bem como a remoção de materiais orgânicos presos aos equipamentos. O processo pode ser utilizado nos mais variados trocadores de calor, seja em caldeiras, equipamentos blindados, reatores e, até mesmo, moinhos.

Esse tipo de limpeza promove um aumento gradual da eficiência da troca de calor, além de reduzir o consumo de energia da indústria. A diminuição de paradas corretivas também pode ser um fator de grande influência na inclusão desse processo nas indústrias. 

Como funciona a ação mecânica?

É possível dizer que a ação mecânica é um procedimento de limpeza que utiliza da força para que se obtenha um resultado positivo. Ela se resume aos processos físicos e manuais, onde é necessário esfregar uma solução de detergente em uma superfície suja, por exemplo.

Ainda que seja fundamental para o resultado final da limpeza, é necessário que ela seja aplicada de maneira atenciosa. Assim, o ideal é complementá-la com algum componente de descontaminação, como um tempo de ação maior, o aumento gradativo da temperatura ou, até mesmo, o ajuste da concentração daquele produto utilizado.

Qual a importância da ação mecânica?

Ainda que a limpeza química seja extremamente eficaz, é necessário que a ação mecânica seja adotada como complemento. Isso porque, ainda que a utilização de produtos químicos possa favorecer uma limpeza mais aprofundada, a ação mecânica garante que os resíduos sólidos e mais visíveis não fiquem no fundo dos equipamentos.

Além disso, ao seguir esse tipo de planejamento, uma equipe de limpeza conseguirá definir os itens indispensáveis dentro do procedimento de limpeza, além de promover a redução de custos e o aumento da produtividade.

Categorias: processos