fbpx

Atualmente, estamos vivendo um “novo normal”. Graças à pandemia, muitos donos de empresas, indústrias e até comerciantes precisaram ter novas ideias para manter o seu negócio funcionando. Para que isso fosse possível, mostrou-se necessário apostar no poder da tecnologia e na sua capacidade transformadora.

As indústrias que se valeram de uma base tecnológica mais aprofundada acabaram impulsionando muitas mudanças que, querendo ou não, foram estritamente fundamentais para a cadeia de valor. Sendo assim, a maior parte das empresas precisa repensar sobre uma forma de adaptar o seu negócio ao “novo normal”.

O que é indústria 4.0?

Para quem ainda não sabe, a indústria 4.0 é um conceito criado para representar a automação industrial, ou seja, a chegada das máquinas e a utilização de novas tecnologias para incentivar a produção nas indústrias.

Por meio dela, diferentes tecnologias foram implementadas, como a inteligência artificial, a Internet das Coisas, a robótica e o armazenamento em nuvem, visando promover uma maior fluidez nas atividades realizadas dentro das indústrias, além de aumentar a produtividade.

Como a pandemia impulsionou o uso da tecnologia?

Uma situação nova exige mudanças novas. Sendo assim, a tecnologia teve que ser ressignificada para que se adaptasse ao novo contexto pandêmico, impedindo que um grande volume de pessoas acabasse perdendo o seu emprego ou, talvez, que a linha de produção acabasse tendo um rendimento bem menor do que deveria.

Por causa da pandemia, é muito provável que a maior parte das empresas precise colocar cinco anos de inovação digital dentro de apenas alguns meses, caso contrário será difícil manter as coisas funcionando. É nesta parte que entram o armazenamento na Nuvem, a Internet das Coisas e o setor 4.0.

Muitas das empresas que eram líderes do mercado acabaram por se adaptar de maneira ainda mais simples à pandemia, visto que já vinham evoluindo digitalmente ao longo dos anos. Sendo assim, acabaram apoiando o número de trabalhadores que estava conectado via internet, de modo remoto, e colocaram os wearables em prática para apoiar aqueles que não poderiam ser enviados para casa.

Sendo assim, a frase de ordem: adapte-se ou enfrente sérios problemas no mercado.

Por que apostar na tecnologia?

Tendo em vista que, atualmente, enfrentamos uma situação bem específica com a COVID-19, é necessário inovar para não acabar sendo deixado de lado. Independente da sua indústria ser grande ou pequena, para se manter no mercado se mostra preciso acompanhar as novas tendências. Sendo assim, veja alguns motivos para apostar na tecnologia.

Aumento na receita

Utilizando a tecnologia em seus meios de produção, é possível aumentar drasticamente o volume de vendas a longo prazo. Investir em produtos com uma qualidade maior ou práticas sustentáveis é a solução para alavancar a receita no novo cenário mercadológico.

Exposição de valor

Colocar as novas tecnologias em prática, inovando dentro da sua empresa ou indústria, pode acabar se tornando sinônimo de maior valor para os produtos. Isso porque os processos inovadores chamam mais a atenção do cliente, mostrando que determinado produto realmente se importa com as necessidades dos consumidores.

Categorias: processos