É importante ressaltar que a limpeza do maquinário industrial é extremamente importante para garantir a segurança tanto do consumidor quanto dos colaboradores. Sendo assim, com a devida higienização, as chances de congelamento das atividades e queda de produtividade serão ainda menores.
No entanto, também é válido lembrar que cada tipo de indústria possui um processo de limpeza diferente. Isso porque os produtos utilizados e a forma como são aplicados precisam estar diretamente ligados com o tipo de produção e como isso poderá afetar a vida do consumidor, além da produção industrial.
Limpeza na indústria de alimentos
Ao longo dos anos, a indústria alimentícia tem adotado uma operação conhecida como “rótulo limpo”. Por meio dela, é necessário retirar ingredientes da indústria que possam ser muito aditivos, promovendo a sua substituição por outros elementos mais benignos e que não impactem de maneira negativa na vida do consumidor.
Para realizar a limpeza, é necessário:
- validar os processos para garantir a segurança;
- usar EPIs de proteção;
- ter boas práticas de higiene pessoal;
- promover uma limpeza e desinfecção constante no setor, utilizando principalmente detergentes alcalinos fortes, detergentes neutros e outros tipos de sanitizantes.
Limpeza na indústria farmacêutica
Produzir medicamentos exige muito cuidado da parte dos laboratórios, bem como das indústrias farmacêuticas. O processo de limpeza precisa ser muito rigoroso, visto que os ambientes precisam estar em condições bastante específicas, que utilizem um maior controle de temperatura, bem como de umidade e segurança.
Sendo assim, o processo de limpeza na indústria de fármacos deve seguir os passos abaixo:
- análise de risco do ambiente, com a utilização de equipamentos tecnológicos;
- limpeza rigorosa em equipamentos e superfícies;
- monitoramento das ações de limpeza;
- validação de todo o processo de desinfecção, onde os profissionais irão simular um ambiente que precisa ser limpo, definindo indicações e métodos de higienização.
Limpeza na indústria hospitalar
Dentro da indústria hospitalar, o cuidado precisa ser redobrado, visto que qualquer problema pode resultar em uma grave infecção dos pacientes. Sendo assim, a higienização do ambiente leva algumas muitas horas para ser feita, tomando todos os cuidados necessários para que seja uma limpeza eficiente.
Dentre os processos envolvidos na limpeza, estão:
- análise de risco;
- uso de produtos saneantes com ação contra micróbios;
- uso de equipamentos de proteção que consistem em luvas, toucas, óculos, botas e máscaras;
- limpeza e desinfecção das superfícies utilizando técnicas e tecnologia avançadas;
- validação do processo de higienização.
Eficiência nos processos de limpeza com Ultra Clean
A Ultra Clean trabalha com os melhores equipamentos e tecnologia para oferecer uma higienização completa da sua indústria. Por meio dos processos envolvidos, é possível ter uma limpeza eficiente e, ainda por cima, evitar que as máquinas fiquem paradas por muito tempo.