fbpx

Muitos dos processos realizados dentro das indústrias estão diretamente ligados com a maneira com a qual as atividades agrícolas são executadas. Um dos principais objetivos é reduzir o desperdício por meio de colheitas cheias e com o máximo de aproveitamento possível, consequentemente impedindo que gastos a mais sejam realizados.

No entanto, nem sempre é fácil colocar esse pensamento em prática. Existem alguns fatores que podem acabar ocasionando em perdas nas colheitas. Você sabe quais são eles e qual a melhor forma de impedir? Confira, abaixo, 4 deles para manter a sua linha de distribuição a todo o vapor.

Pragas

É muito comum que a maior parte dos proprietários de grandes locais de plantio reclamem da quantidade de pragas que acaba por estragar as suas colheitas. As pragas agrícolas dão bastante trabalho, ainda que as sementes tenham sido colocadas no solo há pouco tempo.

Muitas vezes acontece de os insetos do campo serem levados para a fase de armazenagem, aumentando ainda mais as perdas no pós-colheita. Uma das pragas mais comuns é o gorgulho. O ideal é fazer o monitoramento correto da praga, ainda que no final do ciclo de cultura.

Transporte inadequado

Outro ponto que também acaba causando sérios problemas para a colheita é o transporte inadequado da produção. Os transportes rodoviários até a região dos silos de terceiros ou para portos acaba gerando grandes despesas caso não seja levado a sério ou seja realizado por alguma empresa que não tenha tanto comprometimento.

Na maior parte dos casos, o problema está diretamente ligado às estradas com péssimas condições de tráfego. Além disso, caminhões acabam por transportar mais carga do que realmente suportam e podem vir a tombar. O ideal é que a gestão agrícola seja feita adequadamente, buscando pela melhor logística e frete do mercado.

Colheita mecanizada com falta de planejamento

As perdas em colheitas podem estar presentes em todas as propriedades, sem exceções. No entanto, existem alguns locais que perdem menos e outros que perdem mais. Nos casos em que perdem menos, a colheita começa bem antes da colhedora, de fato, entrar em campo.

É importante que o tamanho da cultura seja pensado antecipadamente. Caso isso não aconteça, é muito provável que não tenha o número certo de máquinas que irá precisar para realizar o trabalho. O principal conselho a ser repassado é o de planejamento inicial, estimando sua produtividade e sabendo o tamanho da área da lavoura.

Plantas daninhas

Ter um controle da área que passará pelo processo de cultivo é de extrema importância. Isso porque a alta infestação de plantas invasoras acaba por dificultar a ação das colhedoras. Além disso, não há nada mais desagradável do que ter que ficar parado a cada instante para remover a grande quantidade de massa vegetal.

Categorias: hidraulica