A redução de custos é um assunto tão importante para a indústria quanto a sua capacidade produtiva. Esse fator fica a cargo de um bom gestor industrial, que será capaz de gerir as mais diversas situações sem exceder os gastos antes estabelecidos. Por meio de pequenas ações realizadas na rotina industrial é possível obter bons resultados sem gastar muito.
A promoção de um crescimento constante é um dos principais objetivos que o gestor deve ter em mente. No entanto, nem sempre a realidade colabora com esses pensamentos, fazendo com que métodos alternativos sejam adotados para uma melhor gestão.
Confira quais são as atitudes necessárias para produzir mais sem ultrapassar os gastos.
Os tipos de custo de uma indústria
Antes de ir para as dicas, é necessário saber quais são os tipos de custo que esse investimento geral. De um modo geral, os gestores podem acabar se confundindo com os conceitos e acaba ficando ainda mais difícil diferenciar custos fixos, variáveis, diretos ou indiretos.
Por isso, é válido ressaltar que os gastos do setor industrial são divididos em:
- custos fixos e diretos: consistem em uma mão de obra direta, onde um item possui preço fixo e, ao mesmo tempo, direto, onde os resultados são observados a curto prazo.
- custos variáveis e indiretos: são aqueles custos onde os itens possuem uma alocação difícil, como a energia elétrica, por exemplo. No entanto, podem variar de acordo com o volume da produção e, também, das vendas.
- custos variáveis e diretos: referem-se aos itens que não interferem nos custos caso não haja produção. É direto por ter uma alocação mais fácil do que a maioria.
- custos fixos e indiretos: consistem em mão de obra indireta, como os supervisores, gestores, gerentes e diretores. Seu custo é fixo e não pode ser alocado como produto.
Como aumentar a produção e reduzir os custos?
Esta é uma das perguntas mais importantes e com respostas mais buscadas. Afinal, o que poderia ser melhor do que conseguir produzir muito e, ao mesmo tempo, pagar pouco por isso? Abaixo, veja algumas dicas para alcançar resultados positivos na sua indústria.
Melhoria na qualidade do processo de limpeza das máquinas
Um dos processos primordiais da indústria se refere à limpeza do maquinário. Por meio desse procedimento, é possível evitar acidentes com os colaboradores e, ainda por cima, garantir que a produção não seja afetada por qualquer tipo de problema encontrado nas máquinas industriais.
Quando um bom serviço de limpeza é contratado, a linha de produção não é afetada e não será necessário convocá-lo constantemente, reduzindo, assim, os custos. Além disso, esta é uma vantagem que pode ser aplicada ao mercado, visto que a sua indústria estará alguns passos à frente da concorrência.
Redução de custos com materiais
Para quem comanda uma indústria, é fácil dizer que um dos processos que mais demanda do orçamento é a compra de materiais. Sendo assim, a gestão do procedimento deve ser levada muito a sério e de modo contínuo.
Para fazer essa redução de custos, é possível:
- promover a otimização de processos para reduzir ou acabar com perdas durante a produção;
- buscar fornecedores com custos e qualidade balanceados;
- adquirir materiais em grande escala para conseguir preços mais atraentes.