Uma das prioridades das indústrias é manter os seus equipamentos sempre funcionando de maneira adequada, além de limpá-los com frequência para que não acabem tendo a eficácia comprometida. Em muitos dos casos, os principais responsáveis pela interrupção dos trabalhos são vazamentos, entupimentos, quedas de precisão ou, até mesmo, os detritos de sujeira.
A limpeza de equipamentos industriais deve ser realizada em duas etapas: retirando os resíduos maiores e visíveis e, em seguida, utilizando produtos para eliminar os invisíveis. Para entender um pouco mais acerca desse processo, veja 4 dicas indispensáveis para garantir a higienização correta do maquinário.
Dica 1: contrate profissionais especializados na área
Lembre-se sempre de buscar por profissionais especializados na limpeza de equipamentos industriais. Faça uma filtragem daqueles que estão no mercado, avaliando as suas experiências e entendendo se o serviço oferecido é o suficiente para não interromper a produção daquele período. Um bom profissional é aquele capaz de identificar o problema durante a análise do maquinário.
O ideal é que as empresas comecem a apostar na contratação de serviços com especialização em limpeza, fazendo com que os resíduos sejam totalmente eliminados das peças. Assim, além de não atrasar a produtividade da indústria, ainda será possível evitar acidentes com os funcionários.
Dica 2: observe as especificações de limpeza das máquinas
Cada equipamento industrial possui a sua particularidade, seja relacionada à rotina de limpeza ou, simplesmente, aos cuidados necessários para tomar com uma determinada peça, que exige mais atenção ou sensibilidade. Por isso, antes mesmo de começar a rotina de limpeza, faça uma verificação geral.
Quando falamos de indústria, a limpeza pode ser demandada de áreas bastante complexas, exigindo uso de produtos químicos bem pesados. Sendo assim, o ideal é reservar um ambiente de acesso controlado para manter essa rotina de limpeza em dia, sem afetar nenhuma tarefa do local.
Dica 3: separe equipes de limpeza em diferentes ambientes
Dentro da indústria, e de seu ambiente, é necessário que as equipes sejam divididas para executar os seus trabalhos de maneira adequada. Assim, fica mais fácil diferenciar a execução de tarefas, principalmente quando elas se referem às áreas críticas e não críticas.
Por isso, o ideal é que as equipes de limpeza sejam separadas por diferentes ambientes. As áreas não críticas, como escritórios, refeitórios, ambientes comuns e armazém devem ter uma equipe. As áreas críticas, como o maquinário e zonas de produção precisam ter um coletivo responsável por sua limpeza, mas com uma especialização para evitar falhas.
Dica 4: garanta a segurança de usuários, trabalhadores e clientes
Uma das principais preocupações dentro de uma indústria, principalmente por trabalhar com equipamentos pesados, é a segurança. Independente de ela ser referente aos usuários, trabalhadores ou clientes, é necessário que seja implementada, tomando todos os cuidados necessários.
Na limpeza de equipamentos industriais, a adoção de utensílios de proteção individual será essencial para que os operadores não sofram nenhum acidente. Esses equipamentos devem incluir luvas, capacete, cintos, óculos de segurança, tampões para ouvidos e calçados antiderrapantes, bem como joelheiras e coletes. Assim, todos ficarão protegidos durante o processo de limpeza.