Atualmente, é muito comum ouvir falar sobre a produtividade industrial. No entanto, uma das maiores dificuldades encontradas pelas indústrias é a de compreender como hábitos mínimos podem fazer uma grande diferença em seu negócio. Pensando nisso, este artigo tem como principal objetivo fornecer dicas para agilizar processos e aumentar a produtividade industrial.
Dica 1: revise o fluxo de trabalho
Uma das maneiras mais fáceis e rápidas de agilizar os processos de produção é fazer uma revisão do fluxo de trabalho existente. Sendo assim, desde o momento que a matéria-prima chega à empresa, é preciso que ela seja devidamente verificada para evitar possíveis falhas e, até mesmo, uma paralisação na produção.
Desse modo, é necessário ficar de olho nos seguintes pontos:
- fator humano, que envolve o questionamento com os colaboradores acerca das habilidades necessárias para exercer uma função;
- tecnologia, relacionada ao maquinário, observando todas as suas condições de uso e, principalmente, se a manutenção está em dia;
- procedimentos e atividades, sendo necessário mapear todos os processos do seu negócio.
Dica 2: atualize os processos
Ainda relacionado aos processos, será preciso estabelecer um plano de ação que seja o suficiente para fazer trocas, consertos ou eliminações de fluxos que já não são mais tão eficientes. Em casos assim, o mais fácil é identificar quais áreas têm a necessidade de um ajuste. Para isso, busque ajuda de um profissional do setor.
Os colaboradores precisam estar envolvidos nos processos para que isso vire uma rotina. Assim, eles poderão oferecer ideias para melhorias e, consequentemente, melhorar a produção ao lado do maquinário. Promovendo essa união será possível aprimorar a gestão dos processos da indústria.
Dica 3: invista em automação e em novas tecnologias de gestão
A automação da tecnologia vem sendo muito atuante na indústria, visto que promove maiores facilidades com a utilização de equipamentos comandados por softwares. Assim, é bem mais fácil elevar a eficiência dos processos da indústria, consequentemente, aumentando a produtividade.
A redução de custos também será uma realidade, visto que os trabalhadores poderão deixar de lado as atividades manuais, dedicando-se às tarefas de maior valor. Além disso, as melhorias pontuais também poderão ser vistas ao longo do processo.
Dica 4: reduza as taxas de desperdício e de rejeição
Quando uma produção é alta, não necessariamente ela virá acompanhada de uma boa produtividade, visto que os índices de rejeição dos produtos, bem como desperdício e falhas ocasionais possam vir a atrapalhar todo o processo. Os gastos, consertos, retrabalhos e remanufatura acabam por atribuir um custo maior de produção.
Para que tudo isso seja evitado e os lucros sejam maiores que os gastos, é preciso investir em tecnologias e em práticas que imprimam excelência. Estar atualizado e ter conhecimento das novidades de mercado são diferenciais.
Dica 5: treine os funcionários
Um colaborador preparado tem maiores chances de entregar um bom trabalho. Sendo assim, ao capacitá-los, a sua empresa poderá alinhar teoria à prática de um modo mais assertivo, posicionando-se positivamente no mercado competitivo.
Sendo assim, os principais pontos a serem abordados durante o treinamento são:
- operação de equipamentos modernos;
- procedimentos de seguranças que evitem acidentes;
- políticas e comportamentos positivos para a melhor interação entre os colegas.
Com pequenos hábitos adotados, é possível aumentar a produtividade e, ainda por cima, agilizar os processos da indústria.