Um dos maiores problemas enfrentado pelos produtores são as falhas que podem vir a ocorrer nos maquinários agrícolas. Qualquer pequeno defeito que possa ser encontrado acaba por prejudicar e, muito, todo o trabalho e a produção daquele mês. Pensando nisso, o melhor a se fazer é identificar as falhas mais recorrentes para evitá-las ao máximo.
Para que a eficiência e a produtividade no campo sejam garantidas, a manutenção é a primeira opção. Veja, abaixo, quais são os possíveis empecilhos que os maquinários podem enfrentar.
Problemas com óleo contaminado
De acordo com pesquisas realizadas na área, um dos principais problemas enfrentados pelos maquinários agrícolas e seus operadores, correspondendo a 80% de toda a problemática, é o óleo contaminado por partículas sólidas ou por deterioramento devido ao uso. Outros fatores que podem agravar a situação são a temperatura ou a mistura entre a água e o óleo do tanque.
Quando isso ocorre, as chances de falhas no sistema hidráulico sobem de maneira exponencial. Sendo assim, é necessário que os agricultores estejam sempre muito atentos para evitar qualquer tipo de acidente, bem como a perda total do maquinário. Sendo assim, a solução mais viável é verificar constantemente a qualidade do fluido que está em uso.
O fluido hidráulico merece uma atenção um pouco maior, visto que ele exerce quatro funções extremamente importantes para o maquinário. São elas:
- transmissão de energia de um local para o outro;
- lubrificação de peças móveis;
- vedação de folgas;
- resfriamento de componentes.
Com todos esses itens em funcionamento, é muito provável que o seu maquinário agrícola continue funcionando de modo adequado, sem qualquer tipo de falha.
Por que a manutenção de máquinas agrícolas deve ser feita?
A manutenção de máquinas agrícolas não é opcional. Dessa maneira, o cuidado deve ser levado a sério e, consequentemente, acompanhado por profissionais para garantir que nenhum erro ocorra no processo ou acabe sendo deixado de lado. Quando algumas situações saem do que foi previsto, é muito provável que os danos e acidentes aconteçam.
Sendo assim, a queda na produtividade é um dos primeiros problemas a ser enfrentado quando há uma ausência de manutenção adequada no maquinário. É comum que os desgastes comecem a se acentuar por causa da negligência e, consequentemente, gerar uma paralisação temporária das máquinas.
Além desse fator, é possível que as chances de colocar a saúde dos funcionários em risco seja ainda maior. Em um cenário onde o maquinário não foi devidamente verificado, é bem provável que algumas peças se soltem, apresentem panes elétricas ou acabem trabalhando de uma maneira que comprometa a integridade daquele colaborador.
O que fazer em casos de falha?
Caso a manutenção tenha sido realizada de maneira adequada, é quase impossível que alguma falha venha a ocorrer. De todo o modo, é necessário ficar em alerta para saber se prevenir em situações de risco. Antes de mais nada, ler o manual de instruções pode ser uma salvação.
Outras maneiras de lidar com as falhas são:
- ficar atento aos sinais, como ruídos, cheiros ou vibrações fora do normal;
- recorrer à oficinais e profissionais competentes, recomendados pelo fabricante;
- preferir peças originais.
Com uma manutenção adequada e comprometimento dos operadores, será possível ter uma maior qualidade na sua produção e, ainda por cima, evitar acidentes.