fbpx

A água é um elemento muito importante e, por isso, precisa ser preservado a todo o custo. Com relação ao maquinário, é válido que ele sempre esteja limpo para proporcionar uma boa distribuição desse conteúdo, sem afetar nenhuma das estruturas e, ainda por cima, evitar a contaminação de pessoas.

A contaminação por meio de partículas dentro da água pode acabar afetando suas propriedades físicas e químicas, além de causar problemas no fluido hidráulico. Com isso, a longevidade do equipamento irá diminuir. Saiba qual a maneira mais adequada para criar um plano de manutenção preventiva em sistemas hidráulicos.

Quais são os problemas causados pela contaminação nos sistemas hidráulicos?

Os fluidos localizados no sistema hidráulico possuem propriedades que foram especificamente criadas para sua utilização. Sendo assim, são feitos para um estoque básico que, aos poucos, é aprimorado com aditivos de acordo com a necessidade do maquinário. Esse acréscimo pode ajudar a regular a temperatura, reduzir partículas e, geralmente, são compostos por soluções que retardam o desgaste.

Caso um sistema hidráulico tenha a sua água contaminada, é muito provável que ela acabe causando graves problemas à máquina, reduzindo seu tempo de trabalho, bem como a qualidade do serviço. Por isso, o ideal é sempre realizar uma manutenção.

Para cumprir a tarefa de limpeza, o ideal é que os aditivos possuam dispersantes e detergentes, além de antioxidantes ou agentes anticorrosivos para que o sistema hidráulico siga funcionando sem nenhum tipo de prejuízo às suas peças. Qualquer contaminante que venha a entrar no sistema, seja água ou ar, acabam por representar um risco gravíssimo.

Como formular um plano de manutenção preventiva?

A melhor maneira de se evitar a quebra de componentes é fazendo com que a clareza do fluido, bem como a filtragem, sejam devidamente adequados aos fluidos hidráulicos. A intrusão de partículas nesse sistema terá efeitos prejudiciais, como já dito anteriormente, então os cuidados com o sistema hidráulico são mais do que importantes.

O primeiro passo a ser dado em uma manutenção preventiva é escolher uma linha de base. Independente da limpeza de fluido ser determinada pelas recomendações do fabricante ou por um profissional da área, estabelecer algumas definições para a limpeza do fluido já é mais do que o normal para fazer um plano de manutenção eficaz.

A próxima etapa está relacionada com a descoberta de um método eficaz de monitoramento. São muitas as maneiras de testar a qualidade e a quantidade do fluido hidráulico no sistema. Uma das melhores opções é retirar uma amostra do fluido e enviar para um laboratório.

Como inspecionar um sistema hidráulico e prevenir sua contaminação?

A manutenção de um sistema hidráulico, especificamente, é fundamental para que a sua operação seja longa e segura. Diante de diversas peças interdependentes em um sistema hidráulico, o ideal é que todas elas sejam agraciadas em uma manutenção, visto que o mau funcionamento de uma pode afetar o funcionamento de outra.

Sendo assim, ao levar sua máquina até um profissional, o ideal é que ele realize a manutenção e inspeção geral de todo o maquinário, evitando deixar de lado qualquer que seja a peça.

Categorias: hidraulica