fbpx

A sustentabilidade é o caminho certo para toda e qualquer empresa e, por isso, no Brasil, existem cinco leis que asseguram essa prática.

Por isso, as indústrias devem estar atentas às ações sustentáveis para garantir respeito a essas leis e, principalmente, ao meio ambiente.

Nesse artigo, diremos as cinco ações sustentáveis que sua indústria deve estar atenta, o porquê e a lei que a protege.

Confira!

1. Proteja mais o meio ambiente

Conforme a Lei nº 6.938, toda indústria deve diminuir os impactos negativos que causa ao meio ambiente.

Esses impactos geram custos a saúde, ao meio ambiente e a toda sociedade, causando prejuízos.

Para que a indústria consiga mitigar esses impactos, devem ser analisadas quais são os tipos que estão infringido a tal lei.

Para isso, poderá ser usado pesquisas e documentos para saber qual é o tipo de dano que a indústria causa ao meio ambiente e as pessoas.

Dessa forma, a indústria contribuirá com a ação de diminuir os impactos negativos causados ao meio ambiente e arcará com toda a consequência.

Assim, avançaremos a responsabilidade dos campos industriais para com o meio ambiente ajudando a preservá-lo de maneira mais digna.

2. Não cometer crimes e infrações

Proibir as indústrias de cometer crimes e infrações contra o meio ambiente é o básico de toda a ação que se deve ter a favor da natureza e das pessoas.

No caso das indústrias, esses crimes e infrações podem ser destruir matas de amparo estável, ocasionar estrago a alguma Unidade de Conservação, causar poluição no ar, solo e água que comprometa o bem-estar de todo o ser vivo etc.

A lei que assegura este caso é a de nº 9605 que delibera as sanções administrativa para todo aquele que cause algum impacto negativo a natureza.

Foi criado também um decreto de nº 3179 para ajudar nessa ação e fazer com que conflitos negativos contra o meio ambiente causados, especialmente, por indústrias, diminuíssem.

3. Ter cuidados antes de fazer alguma edificação, alojamento e aumento da indústria

Até antes de modificar qualquer coisa em sua indústria ou construir novas indústrias, deve-se ficar atento a certos cuidados para não prejudicar o meio ambiente e a sociedade, ainda por cima, infringir uma lei da CONAMA.

A lei que estamos falando é, na verdade, uma resolução de nº 001/86 para Licenciamento Ambiental.

Ou seja, qualquer modificação nas indústrias ou a construção de novas que impactar negativamente pessoas e o meio ambiente poderá levar punição.

Por isso, todas as indústrias que tiver de fazer uma modificação ou nova construção, deve se ater a esse licenciamento em três fases: na licença prévia, instalação e operação.

Também podemos citar que há o dever dessas indústrias em adotar o EIA/RIMA: Relatório e do Estudo de Impacto Ambiental.

4. Tratar os despejos líquidos provenientes de atividades industriais

Quando uma empresa cresce, pode acontecer também de crescer os efluentes, que são rejeitos que contaminam as soluções hídricas usadas pela indústria.

Por isso, a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) de nº 357 indica o tratamento desses líquidos das industriais para que possa continuar com suas atividades normalmente.

A ordem define também a quantia aceita de elementos que uma indústria pode produzir entre água salinas, doces e salobras.

Fique atento a norma e ajude a natureza ficar mais forte e saudável para as futuras gerações!

Dessa forma, a indústria ajudará na diminuição de poluição ambiental e na saúde da natureza e de todos os seres vivos.

5. Ter política de substâncias sólidas

Falando em despejos que as indústrias fazem diariamente, não podemos deixar de citar os resíduos que são sólidos.

Para isso, deve-se ter uma política para controlar o tanto de resíduos que é despejado em nosso solo e que pode afetar de forma negativa toda a natureza.

Por isso, existe a lei de nº 12.305 chamada “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, que é mais conhecida pela sigla PNRS.

Incluso na PNRS tem um ciclo chamado “Logística Reversa” que tem como maior alvo atenuar a quantia de restos sólidos, lixões e aterros descartados.

Para que sua indústria fique dentro dessa lei, basta participar da responsabilidade compartilhada se responsabilizando com a prefeitura pelo recolhimento ou implementação de sistema de administração de resíduos.

Muitas indústrias já são encarregadas tanto pelos restos quanto pelos invólucros que se transformam em resíduos após o uso.

Qual empresa pode te ajudar nessa ação?

Se você quer deixar a sua indústria dentro da lei, basta contratar os serviços da Ultra Clean que faz reparos em todas as peças que sua empresa precisa rever usando da maior tecnologia.

A Ultra Clean é especialista em UC System, Lacres, Respiradores e Super Dry e já atendeu diversas empresas famosas como a EMS e Bayer que aprovam os serviços dessa grande companhia.

Entre em contato já através do atendimento personalizado que a Ultra Clean oferece a todos os seus clientes acessando sua página principal pelo endereço https://ultracleanbrasil.com.br/.

Categorias: processos