fbpx

O perigo de todo o trabalho é quando uma pequena coisa está errada e isso atinge todo o processo.

Isso acontece muito em indústrias, cujo produto final (principalmente se for alimentício) pode sofrer alterações devido a contaminação em sua matéria-prima.

Uma indústria de laticínio, por exemplo, depende da qualidade da matéria-prima e de todas as suas etapas para haver boas condições em seu produto, nesse caso, o leite e seus derivados.

Por isso, é necessário sempre ficar atento no controle sanitário, na estocagem e recolhimento dos produtos, no recebimento da matéria-prima e na conservação.

Mesmo que você já tenha feito várias melhorias em sua indústria, alguns itens devem ser observados com cuidado, pois são mais delicados e são os que mais influenciam a qualidade do produto final.

Pensando nisso, listamos abaixo alguns dos motivos mais comuns para saber se sua matéria-prima está contaminada e o que fazer.

Confira!

5 motivos que podem demonstrar contaminação na matéria-prima

São vários os fatores que podem modificar a qualidade do produto final de uma indústria para o bem ou para o mal.

As características microbiológicas, geralmente, dependem da condição higiênica e sanitária das matérias-primas.

Por isso, essas características devem ter o controle necessário para evitar o aparecimento de micro-organismos patogênicos e toxinas que são prejudiciais a saúde do cliente final.

Também poderá surgir micro-organismos deteriorantes, que são os responsáveis pela alteração química e igualmente muito prejudiciais à saúde do consumidor.

Esse tipo de micro-organismo pode alterar cor, sabor, textura, aspecto e, até a diminuição da vida útil do produto final de sua indústria.

Abaixo deixamos 5 itens que podem ser a razão da contaminação de sua matéria prima.

São elas:

1. Tipo de sistema e tecnologia

Geralmente, o sistema e toda sua tecnologia não levam muito a culpa na contaminação na matéria-prima.

Porém, se houver falhas no sistema a qualidade de produto final pode ter alguma alteração.

Estes resultados derivam da falta de atitude dos gestores para a manutenção preventiva e a carência de limpeza e desinfecção dos equipamentos.

2. Limpeza e desinfecção de equipamentos

A eficiência da limpeza é algo comprovado em vários estudos e os métodos mais recomendados são os de pré-enxágue, enxágue com detergente, pós-enxágue ácido e enxágue com desinfetante.

O resíduo de vários tipos de matérias-primas foi removido só pelo pré-enxague e pelo enxague com detergente.

Isso contribuiu a um importante resultado nos efeitos mecânicos e químicos, pois o sanitizante reduziu o número de bactérias no fim de cada limpeza.

Limpar o teto de uma indústria também é um passo fundamental e importante, visto que diminui as bactérias.

A lavagem deve ser feita com água e muito cuidado, não se esquecendo de secar tudo posteriormente, porque a contaminação pode aparecer devido aos tetos ficarem molhados mesmo após a limpeza.

3. Qualidade da água

Muitas indústrias utilizam a água para fabricar seus produtos e por isso é importante verificar para tomar cuidado com a contaminação no seu produto final.

Algumas leiteiras do estado de Minas Gerais, por exemplo, tiveram um pouco mais de 87% das amostras não aprovadas no coliformes a 30ºC e 45ºC, segundo o Ministério da Saúde.

É por isso que a baixa qualidade microbiológica da água necessita tanto de adoção de medidas corretivas e muitas pesquisas para evitar riscos de contaminação nos produtos finais das indústrias.

Ou seja, a qualidade da água é um fator extremamente determinante para a qualidade do produto da indústria.

4. Manutenção dos equipamentos

Os equipamentos de uma indústria também têm de possuir uma atenção especial, pois devem estar dentro da norma de requisitos.

A manutenção dos equipamentos é importante, pois permite o bom funcionamento de toda a empresa e inclusive o seu ajuste adequado.

Quando um equipamento se encontra em seu ajuste e funcionamento correto, contribuir para uma melhor fabricação de produtos finais.

5. Contagem das bactérias

A contagem bacteriana ajuda a medir os índices de não conformidade com as normas do produto e do equipamento da indústria.

Em produtos alimentícios, por exemplo, podemos encontrar uma diversidade de micro-organismos que podem se multiplicar, sobreviver ao tratamento térmico, acidificar rapidamente o produto ou causar doenças.

O resultado pode ser uma alteração negativa e crítica no sabor e aroma, na diminuição da vida útil e na redução de rendimento do produto final.

Inclusive pode afetar nos processos tecnológicos.

Qual é o estado ideal que uma matéria-prima deve ter?

Um produto final de qualidade pode ser definido de um equipamento funcional e livre de qualquer contaminação microbiana ou substancias que podem afetar a natureza da produção.

É imprescindível que a matéria-prima utilizada para fabricar o produto final esteja dentro das normas básicas de qualidade.

Para isso, é necessário a checagem nos equipamentos da indústria e da matéria-prima em prol da qualidade sensorial, físico-química e microbiológica do produto final (especialmente para os alimentícios).

Atualmente, em nosso país, as indústrias estão implantando medidas de monitoramento para a obtenção de um melhor produto final desde seu acondicionamento nos caminhões para que não comprometa o trabalho.

Pois, além de perder o produto, se houver falhas no equipamento e contaminação na matéria-prima, ainda a indústria poderá ter perdas financeiras.

A recomendação é que as indústrias invistam em um bom programa de rastreabilidade e assistência técnica.

Porque a qualidade do produto final deve ser a meta de toda e qualquer indústria brasileira para que sua produção aumente e a empresa ganhe muito de forma sustentável.

Qual empresa pode ajudar nessa empreitada?

Durante este artigo, falamos que você deve sempre observar o funcionamento de suas máquinas para que, além de evitar falhas ainda impeça que sua matéria-prima se contamine e dê um péssimo resultado ao seu produto final.

Recomendamos que você contrate uma empresa de confiança para lhe ajudar nessa etapa e a melhor é, sem dúvidas, a Ultra Clean que está no mercado há muito tempo e pode te ajudar em tudo o que você precisa quando o assunto é manutenção de equipamentos de indústria.

A Ultra Clean é especialista em UC System, Lacres, Respiradores e Super Dry, além de já ter atendido empresas famosas como a Pepsico, Coca Cola e O Boticários.

Milhares de pessoas já comprovaram a eficácia da empresa número 1 do mercado, pois, além de um excelente trabalho, ainda oferece um orçamento rápido e fácil com um atendimento super personalizado.

Entre em contato você também com a Ultra Clean e deixe sua indústria com os equipamentos em dia.

Acesse www.ultracleanbrasil.com.br e saiba mais sobre seus serviços.

Categorias: processos