fbpx

O mundo tem enfrentado problemas com água, principalmente aqui no Brasil.

É por isso que representantes de diversas indústrias hídricas se reuniram para saber o que fazer a fim de prevenir a escassez de água.

A solução encontrada foi, simplesmente, reduzir o consumo de água nas indústrias, o que é considerado uma atitude muito positiva e ajudará a conservar as bacias d’água.

Fora que, a redução no consumo de água nas indústrias dá mais eficiência para o setor produtivo e, ainda, reduz o uso de insumos e energia.

Aqui vamos dar sete maneiras de reduzir o consumo de água nas indústrias para você empreendedor fazer com que sua empresa impeça a falta desse elemento tão importante para nossa vida.

Confira

1 – Mapeie o uso da água

Para mapear o uso da água nas indústrias, é necessário, primeiramente, conhecer como a água é usada na sua empresa.

Assim, você poderá começar a organizar o consumo dela para poder definir as próximas ações.

Seus funcionários ficarão mais motivados e adotarão com mais facilidade práticas simples como desligar torneiras e reparar tubulações e reservatórios.

De acordo com o mapeamento do uso de água, outras melhorias também poderão ser promovidas.

2 – Troca de equipamentos

Para trocar os equipamentos e reduzir o consumo de água nas indústrias, é necessário conhecer quais setores usam mais água dentro da empresa.

Ao identificar esses setores, o empreendedor poderá investir em aparelhos tecnológicos que diminuem o uso excessivo da água.

Um desses aparelhos são as torneiras com arejadores que conseguem diminuir o consumo demasiado de água em até 75%.

Para o seu bom desempenho, é necessário manter a manutenção do equipamento em dia.

 3 – Gerar recirculação interna da água

Uma outra forma de racionalizar o uso da água é adotando medidas simples para que o líquido seja reaproveitado de formas diferentes.

As águas usadas em pias para lavagem de pátios e garagens, por exemplo, pode ser reutilizada para o resfriamento de peças.

Existem sistemas de reutilização interna de água que pode ser mais complexa, por isso é imprescindível a análise com cautela para verificar seu custo-benefício.

Também, é indispensável ver quais são os possíveis riscos durante o racionamento de água e o seu desabastecimento.

4 – Reutilização da água nas operações da indústria

Vários setores já usam a reutilização da água para reduzir o consumo em suas indústrias e, essas empresas, conseguem uma diminuição de até 90%.

A reutilização dessas águas acontece devido ao aproveitamento dos resíduos da própria indústria, como insumo reintroduzido no processo de produção após seu tratamento.

5 – Fontes alternativas

Uma das fontes alternativas para a redução do consumo de água nas indústrias é a captação da água das chuvas.

Essas captações valerão desde que não sejam feitas através de mananciais ou pela distribuição das concessionárias.

6 – Retornar a água para a natureza

Pode parecer estranho, mas devolver a água para a natureza é uma das grandes ideias de várias empresas para a redução do consumo desse líquido.

Claro que, para que isso seja possível, é necessário tratar a água para tirar todo o seu resíduo nocivo.

Esse procedimento leva a várias empresas devolver cerca de 80% da água que consomem e, ainda, resulta numa diminuição de seu consumo excessivo.

 7 – Mão de obra qualificada

Uma redução no consumo de água das indústrias não vai ser possível se não tiver uma mão de obra profissional para fazer a manutenção e o monitoramento. A manutenção e o monitoramento contribuem para a qualidade da água e, também, para analisar projetos com mais dinamismo na hora de consumir a energia. 

8 – Realize a manutenção dos dutos a seco

Uma outra forma de garantir a redução no consumo de água pelas empresas é realizando a manutenção dos dutos a seco.

Dutos são tubulações desenvolvidas e construídas para transportar por distâncias longas petróleo e seus derivados, como o álcool, o gás e outros produtos químicos.

E sua manutenção e limpeza são super importante, pois, dessa forma, mantém a qualidade do ar respirado por funcionários e outras pessoas no local prevenindo doenças respiratórias.

Uma das formas de realizar a manutenção e a limpeza nos dutos é a seco.

Para isso, é necessário o profissional verificar as condições do ambiente de trabalho e inspecionar, de forma visual, o interior dos dutos com a ajuda de um robô.

Feito isso, o funcionário poderá dar início a limpeza dos dutos usando um sistema mecânico totalmente robotizado com uma escovação a seco.

Esse tipo de limpeza é tão tecnologicamente avançado que é feita a distância com direito a iluminação, cabos especiais com controle remoto, velocidade variável e comando auto reverso.

Na outra ponta do duto, instala-se um sistema de aspiração industrial de alta potência, adaptada a um sistema de coleta e acondicionamento os poluentes, com filtros para sucção da sujeira.

Por fim, é feito um relatório com fotografia e filmagem interna dos dutos de todo o procedimento de limpeza para haver a comparação do antes e depois da limpeza.

Também é feito um relatório técnico conclusivo e certificado de conclusão assinado por profissional com registro de Conselho Regional de Química (CRQ).

Conheça a tecnologia da Ultra Clean

 A Ultra Clean é uma empresa de serviços completos para sua indústria ficar mais tecnologicamente preparada para todo e qualquer projeto que tiver de trabalhar.

Com a Ultra Clean é possível usufruir do UC System, Lacres, Respiradores e Super Dry:

  • O UC System é uma tecnologia patenteada inovadora para limpeza e descontaminação interna a seco e em segundos de tubos, tubulações e mangueiras;
  • O Lacres são cápsulas de proteção de mangueiras e tubos hidráulicos;
  • O Respiradores é a proteção para equipamentos e para produtos armazenados;
  • O Super Dry é o secador de ar comprimido.

São muitos os clientes beneficiados pela Ultra Clean e a empresa já tem milhares de depoimentos de agradecimentos de todos eles pelo serviço bem prestado.

Entre em contato com nossa empresa e tenha mais qualidade em sua indústria por um preço super acessível.

Categorias: processos