fbpx

Fazer manutenção de bombas hidráulicas é muito importante, pois, dessa forma, mantém-se o desempenho normal de suas funções.

Graças aos avanços da tecnologia, hoje em dia podemos ter reparos mais assertivos e modernos fazendo com que as manutenções de bombas hidráulicas se tornem cada vez mais rápidas e eficazes.

Mesmo com tudo isso, há uma grande parcela de pessoas que não conhecem direito o assunto e, por isso, não sabem quais são os tipos de manutenção para bombas hidráulicas existentes.

São três tipos de manutenção básicas de bombas hidráulicas, cada uma para um fim que o componente do circuito hidráulico precisa: Manutenção Preventiva, Manutenção Preditiva e Manutenção Corretiva.

E, aqui, nesse artigo, vamos especificar cada uma delas.

Confira!

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a mais antiga dos tipos de manutenções, pois começou a ser usada antes mesmo da 2ª Guerra Mundial.

Nessa época, a indústria ainda não era equipada com meios mecânicos e, então, as restaurações eram feitas somente quando havia algo estava quebrado.

Este tipo de manutenção corrige as falhas dos equipamentos de bombas hidráulicas para que retornem ao seu funcionamento normal.

A manutenção corretiva não serve apenas para situações emergenciais, pois seu grande propósito é apenas refazer e ajustar a atuação das bombas hidráulicas.

Este tipo de manutenção é tão completo que pode ser dividido em dois tipos: Manutenção Corretiva não Planejada e Manutenção Corretiva Planejada.

A manutenção corretiva não planejada é a que corrige uma falha de forma emergencial, sem agendamentos e elaboração da tarefa.

Costuma a corrigir falhas que deixa as bombas hidráulicas por fora de operação.

É o tipo de manutenção mais caro dentro da manutenção corretiva, pois demanda tempo e, por isso, levam a empresa a perder produção e seus serviços durante sua correção.

A manutenção corretiva planejada, é realizada a partir de um agendamento quando se percebe a perda da performance da bomba hidráulica.

Diferente da manutenção corretiva não planejada, este tipo de manutenção corretiva é mais barato, mas, ainda sim, gera lesões na produção para a companhia que a solicita.

Contudo, especialistas recomendam que seja efetivada o quanto antes para impedir que as falhas piorem.

Manutenção preventiva 

A manutenção preventiva é a mais usada e recomendada por todo e qualquer especialistas, pois, como seu nome diz, serve para prevenir possíveis perdas de desempenhos das bombas hidráulicas.

Então, o serviço desse tipo de manutenção é realizado de forma cíclica, seguindo um espaço antecipadamente decidido, para garantir que o equipamento funcione normalmente de forma válida e confiável.

Para calcular esse intervalo, basta observar o tempo de uso das máquinas em quilometragem, horas, períodos de operação etc.

Este tipo de manutenção é uma das melhores, pois nenhuma empresa é surpreendida e, dessa forma, evita as quedas de produção e paradas em momentos indevidos.

E, ainda, reduz os gastos de manutenção!

Contudo, mesmo com toda essa perfeição, não são diminuídas as substituições de itens das bombas hidráulicas na manutenção preventiva, mas a vida útil das máquinas é maximizada.

A manutenção preventiva ainda possui outras vantagens como a diminuição do envelhecimento e deterioração dos aparelhamentos e a diminuição dos perigos e imprevistos.

 Manutenção preditiva  

Este é o tipo de manutenção mais moderna que existe!

A manutenção preditiva nada mais é que um tipo de manutenção feito especialmente para aquele tipo de equipamento.

Graças a manutenção preditiva, é possível saber, por meio de programas e outros equipamentos, quais são as falhas e o volume de desempenho que determinada máquina tem.

E, ainda, este tipo de manutenção poderá exercer tudo isso de forma remota, dispensando as desmontagens e paradas das bombas hidráulicas, por exemplo.

Ou seja, este tipo de manutenção serve para monitorar o equipamento de bombas hidráulicas acompanhando suas condições.

Com a manutenção preditiva, é possível monitorar a degradação da bomba hidráulica.

Isso evitará a empresa ter grandes perdas.

Por outro lado, este tipo de manutenção necessita de alguns investimentos que outros tipos não tem como programas e computadores.

Pois, precisa do emprego da tecnologia para poder exercer seu trabalho e monitorar os equipamentos.

Outras vantagens que podemos citar da manutenção preditiva é a certeza de credibilidade do aparelhamento e a decisão de motivos raízes.

Como a tecnologia tem contribuído na manutenção das bombas hidráulicas?

Graças a implantação da tecnologia e das metodologias preditivas, uma das contribuições significativas nos tipos de manutenção das bombas hidráulicas é o aumento dos espaços de restauração e a redução das falhas.

Na manutenção preditiva, por exemplo, é garantido a maior disponibilidade das bombas hidráulicas, o que abranda os valores de manutenção.

Especialistas recomendam que as companhias tenham um planejamento de manutenção para intervir de forma preventiva e periódica para garantir o bom funcionamento dos equipamentos.

E, também, sua lubrificação, ventilação, limpeza, controle adequados e arrefecimento.

Não é a toa que quaisquer tipos de manutenção são bem vindos para garantir s qualidade e bom funcionamento do equipamento de bomba hidráulica.

Na Ultra Clean você consegue isso e muito mais, como a recuperação de produtos acabados, redução de 50% de consumo, tempo e custos, a remoção da água residual das linhas de envasamento e a limpeza dos sistemas PW e WFI.

A Ultra Clean garante a redução de gastos com a limpeza a seco e, ainda, aumenta a produtividade.

São vários clientes beneficiados pela Ultra Clean como a Pepsico, Coca-Cola, Johnson e Johnson, O Boticário, Eurofarma e muitos outros.

Entre em contato com essa empresa e garanta já os serviços de primeira qualidade que promete deixar seus equipamentos como novos.

Categorias: hidraulica